sábado, 12 de abril de 2014

A química que sai da TV

Grupo: Clara de Paiva, Heloisa Rosa, Iuri Braga, Pedro Ivo
Turma: 104
Fonte: http://www.16x9.com.br/breaking-bad/
A série norte-americana Breaking Bad, lançada em 2008, tornou-se sucesso mundial, sendo atualmente a mais assistida no Netflix. Trata-se de uma produção baseada em um cara que usa de seus conhecimentos em química para ganhar dinheiro, no caso, de maneira lícita e ilícita. Após descobrir um câncer de 3º grau nos seus pulmões, Walter White (professor de química) decide começar a produzir metanfetamina a fim de deixar dinheiro para sua família após a morte inevitável por câncer.

Os episódios trazem ao espectador uma noção de algumas aplicações da química e o que ela abrange, como a produção de drogas e armas químicas (temas mais trabalhados na série). As drogas são uma polêmica mundial retratadas no seriado a partir de outro ponto de vista, não seu uso, mas a sobrevivência a partir dessa renda, e introduz ainda os diferentes tipos existentes e seus efeitos na sociedade. Esses conhecimentos são úteis para entender o risco do envolvimento com drogas e, assim, evitá-las. 

A metanfetamina é uma droga ilícita muito potente e viciante utilizada recreativamente, provoca euforia, aumento de auto-estima, apetite sexual e intensificação das emoções. Este composto é um derivado da anfetamina, utilizada em tratamentos psíquicos licitamente (déficit de atenção). Ambas atuam no SNC (sistema nervoso central), sendo estimulantes físicos e psíquicos, também diminuem a fadiga e o apetite.

Metanfetamina azul: droga produzida na série
Disponível em: http://javiriestra.com/caramelo-blue-meth-breaking-bad/#comment-916
   Muitas pessoas entendem o termo droga como algo negativo, embora o termo se refira a qualquer substância natural ou sintética que afeta os processos da mente ou do corpo, quando introduzida no organismo. As drogas lícitas, isto é, permitidas por lei, são medicamentos, cafeína, nicotina, cigarro, álcool e solventes (vendidos para outros fins, mas usados como inalantes, como o tíner e cola de sapateiro, por exemplo), entre outros. As ilícitas variam de lugar em lugar, mas em geral geram forte dependência e são classificadas como perturbadores, estimulantes ou depressivas.
   No Brasil, a série é transmitida pela emissora Record e recebeu o título Breaking Bad: A Química do Mal. Apesar de, em algumas ocasiões, ser usada de modo maléfico, a química não é apenas para o mal. A química é uma das ciências mais importantes estudadas pelo e para o homem. Sem a química, outras ciências não teriam se desenvolvido tanto e não teriam o nível de conhecimento que possuem hoje, como a medicina, a farmácia e a tecnologia, na inovação dos meios de transporte e armazenamento de energia, por exemplo.
_________
Referências

DROGAS. Disponível em: < www.saude.ig.com.br >. Acesso em: 24 mar. 2014.
DROGAS Lícitas (Medicamentos). Disponível em: < www.infoescola.com >. Acesso em: 23 mar. 2014.
DROGAS Ilícitas. Disponível em: < www.infoescola.com >. Acesso em: 23 mar. 2014.
METANFETAMINAS. Disponível em: < www.testededrogas.com.br >. Acesso em: 25 mar. 2014.
ANFETAMINAS. Disponível em: < www.drauziovarella.com.br >. Acesso em: 25 mar. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!