sábado, 17 de maio de 2014

CSI: Crime Scene Investigation

Grupo: Jennifer, Milton, Anderson, João Victor, Welerson e Rafael 
Turma: 101

Um crime sempre deixa pistas. É o que retrata a série CSI: Crime Scene Investigation. A serie mostra como é difícil o cotidiano de um grupo de investigadores judiciais, analisando os locais onde foram cometidos os crimes. Na série os peritos possuem um grande aliado para ajudar a desvendar os grandes assassinatos e até mesmo os pequenos roubos de carro, e nesse caso o grande aliado é a QUÍMICA.
 Nas cenas dos crimes os peritos recolhem vestígios de sangue, tintas, pó branco, entre outras evidências, tudo isso para poder encontrar o suspeito. Todo o material recolhido é enviado para o laboratório forense, onde trabalham em equipe diversos técnicos, com destaque para os químicos forense. São eles que analisam as provas recolhidas e fornecem os resultados que permitem resolver os mistérios policiais.
Utilizando alguns conceitos químicos, os personagens da série conseguem alguns feitos extraordinários como identificar se um carro foi roubado apenas pela visualização do número de chassi adulterado, isso tudo por meio de reações de oxi-redução. Identificar drogas, como cocaína ou heroína, usando um kit que se baseia na ocorrência de reações químicas evidenciadas pela mudança de cor na presença das drogas. E também conseguem identificar facilmente vestígios de sangue.
Na série CSI acontecem vários crimes de vários tipos, de diversos motivos, no qual eles têm que desvendar o que aconteceu, a motivação, como ocorreu. E isso está presente, infelizmente, em nosso cotidiano. Todos os dias vemos nos jornais crimes como mortes misteriosas nas quais o assassino ou o motivo do crime não estão explícitos. Esse é o trabalho de um perito criminal. Um exemplo de um caso bastante conhecido é o caso do goleiro Bruno, que foi acusado de matar sua ex- namorada, porém, até hoje não se sabe o paradeiro do corpo de Eliza Samudio e o caso se mantém envolto em mistérios sem solução.
Na série são utilizados diversas técnicas e equipamentos reais, mas que muitas vezes são mostrados de forma exagerada, surreal. Os personagens, algumas vezes, usam produtos químicos que não existem ou mostram uma simplificação muito grande de uma técnica utilizada. Mesmo com essas adaptações o CSI continua sendo uma série muito interessante e recomendada a pessoas que gostam de um caso policial.
A química retratada na série CSI é chamada de QUÍMICA FORENSE e se encarrega da análise e identificação de possíveis crimes. Química forense é a aplicação dos conhecimentos da química no campo legal ou judicial. Diversas técnicas de análises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para esclarecer os crimes, sejam assassinatos, roubos, envenenamentos, sejam adulterações de produtos ou processos que estejam fora da lei. O material coletado pode ser biológico, as drogas, resíduos extraídos da cena do crime e até mesmo extração de DNA.
A série apresenta ao público algo que eles não tinham conhecimento como, por exemplo, como ocorre a investigação de um crime, desde o reconhecimento da cena do crime até o fim da investigação.
Vemos no programa cenários de nosso cotidiano, cafeterias, shoppings, festas e muitos outros locais comuns para todos nós. Mas, com cenas de crime elaboradas, CSI consegue prender a atenção de muitos até mesmo no mais simples caso.
A série CSI, em meio às investigações, apresenta explicações úteis como dicas de sobrevivência, explicações químicas, físicas, se tornando assim não apenas um programa qualquer, e sim um programa que oferece muito ao seu público. O programa faz com que você sinta-se desafiado a pensar em quem será o verdadeiro assassino. Isso ajuda a trabalhar o raciocínio do telespectador para que ele reúna as provas, pense nos suspeitos, e trabalhe junto ao CSI para a resolução do caso.
O telespectador adquire maior senso crítico de suas atitudes, pensando com antecedência o que ela pode gerar de bom ou ruim. A atenção do telespectador também é aumentada, já que ele precisa prestar atenção em todas as provas, todos os acontecimentos em uma cena criminal.
Agora vem a decepção de quem realmente acreditava que os peritos trabalhavam desta maneira. Esses heróis que vemos na TV são na verdade a junção de vários profissionais como policiais, detetives e cientistas forenses (cientistas criminais). Cada uma dessas profissões já é muito complexa e depende de conhecimentos muito específicos, um profissional que realize todas essas funções com a destreza retratada é impossível na vida real.
Podemos falar ainda do “efeito CSI” que é a ilusão que o público tem de achar que tudo que veem na TV acontece na vida real. Ele foi apontado como a causa de um júri em Baltimore ter absolvido um homem da acusação de assassinato – ignorando o depoimento de duas testemunhas oculares do crime – por falta de provas físicas. Os jurados perguntaram ao juiz onde estavam as digitais e exames de DNA do crime, e não se contentaram com a explicação de que nem sempre essas provas são necessárias para a condenação  - o que é contrário à série em que todos os casos apresentam provas físicas.
Os espectadores desse tipo de série pensam que os peritos tem à sua disposição um laboratório altamente equipado de recursos e tecnologia. Mas, existe um abismo enorme entre a realidade e a TV. Thomas Mauriello, cientista forense da Universidade de Maryland, estima que cerca de 40% do que é mostrado no CSI não existe. Na vida real, a análise das provas não tem como ser tão precisa como na série onde se coloca uma pequena  amostra em uma máquina com luzes coloridas e piscando, e ela te informa algo do tipo “batom da marca Maybelline, cor 42, lote A-439”. Muitas vezes ainda, ocorre erro nos interrogatórios onde os interrogadores confrontam o interrogado com as informações que já descobriram o que dificilmente ocorre na realidade.
Apesar da diferença com a realidade os cientistas forenses trabalham com tecnologias altamente sofisticadas e que vão evoluindo rapidamente. Antigamente era necessária uma amostra de DNA do tamanho de uma moeda para se realizar uma análise, atualmente já de analisam nanogramas das amostras.
Uma mentira, também, é o fato de que na série os peritos têm tempo de sobra para dedicar à solução do crime e que muitas vezes vários peritos se dedicam ao mesmo caso. Na realidade ocorre o inverso, ocorre uma sobrecarga de trabalho para os peritos, que muitas vezes cuidam de vários casos diferentes, dificultando assim o empenho maior desses profissionais.
No Brasil o primeiro laboratório de exames forenses foi criado somente em 1994 seis anos antes de a série ser iniciada. O governo já investiu mais de R$10 milhões para a construção de mais laboratórios e já está implementando o Banco de Dados Nacional Criminal de Perfis Genéticos que armazena dados de criminosos condenados e o perfil genético de milhares de pessoas desaparecidas. Com isso vemos que existe uma grande lacuna entre a TV e a realidade.
____________________
Referências 

OFFICE SCIENCE. A Química da Investigação Criminal. A Química das Coisas. Disponível em:          <http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-quimica-da-investigacao-criminal>. Acesso em: 24 mar. 2014.
HOUCK, M. et al. A realidade do CSI. UOL, Scientific American Brasil. Disponível em:    <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_realidade_do_csi.html>. Acesso em: 24 mar.2014.
Nabais, J. CSI A Química Contra O Crime. Química para todos. Disponível em: <http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2012/02/pode-quimica-ajudar-resolver-crimes-e.html>. Acesso em: 24 mar. 2014.
CSI: Crime Scene Investigation. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/CSI:_Crime_Scene_Investigation>. Acesso em: 24 mar. 2014.
CSI: Investigação Criminal. Minha Série. Disponível em: <http://www.minhaserie.com.br/serie/26-csi >. Acesso em: 24 mar. 2014.
CSI Las Vegas. Imagens Grátis. Disponível em:<http://www.imagensgratis.com.br/csi-las-vegas>. Acesso em:25 mar. 2014.
The curious case of the “inverse CSI effect”. Pacific Standard. Disponível em:<http://www.psmag.com/culture/do-tv-shows-like-csi-deter-cyber-crime-63362>. Acesso em: 25 mar. 2014.
CSI: Crime Scene Investigation. Vida de Temporada. Disponível em:<http://vidadetemporada.wordpress.com/2011/04/03/csi-crime-scene-investigation/>. Acesso em: 25 mar. 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!