sexta-feira, 2 de maio de 2014

QUÍMICA NOS LIVROS E EM SÉRIES DE TV: A QUÍMICA EM HARRY POTTER

Grupo: Daniella A.; Gabriela C.; Ricardo A.; Gabriel G.; Guilherme L.
Turma: 102

Trabalho desenvolvido por alunos do primeiro ano do colégio técnico da UFMG, que têm como objetivo perceber a química no dia-a-dia e entender a sua importância. O tema desenvolvido foi a química presente nos livros de Harry Potter. Nos livros são citadas poções, uma representação da química no fantástico mundo de Harry Potter e um pouco da Alquimia, uma ciência que envolve magia e que foi muito importante para o desenvolvimento da química. Os livros e filmes de Harry Potter entraram na sociedade por volta do ano 2000, e fazem parte da vida das pessoas, principalmente dos jovens, até hoje. A química, assim como os livros, também faz parte de nossas vidas, mas de uma forma mais profissional, já que quase tudo que temos e fazemos no dia-a-dia possui algo químico. Portanto, são dois temas importantes, interessantes, que se cruzam em um determinado ponto, e que se constituem em conteúdos amados e estudados pelos jovens.

INTRODUÇÃO

Para quem não conhece, Harry Potter é um personagem fictício criado por J.K Rowling. Ele é bruxo e estuda numa escola mágica onde os alunos têm aulas adaptadas à magia. Por exemplo, eles aprendem poções no lugar da nossa química. A química é tão importante para a nossa sociedade que ganhou uma representação no mundo de fantasia de Harry Potter: as poções. Por isso veremos um pouco mais sobre essa arte. É muito importante percebermos as ligações que há entre as duas, a de preparar poções e a química. Assim, poderemos entender melhor os livros da série Harry Potter e ainda veremos, após a comparação com o mundo mágico, a química sob uma nova ótica. Também será citada a alquimia que é uma prática fundamental para o desenvolvimento da química e do livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

ALQUIMIA EM HARRY POTTER

A Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Alguns dos objetivos de sua prática são: A transformação de qualquer metal em ouro e a obtenção do Elixir da Vida, que daria vida longa a aqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos seriam alcançados ao se obter a Pedra Filosofal, uma substância mística que dá título ao primeiro livro sobre Harry Potter. Apesar de não ter caráter científico, a Alquimia foi uma fase importante onde se desenvolveram muitos conhecimentos usados pela Química.
No primeiro livro da saga Harry Potter (Harry Potter e a pedra filosofal) o vilão da história, Voldemort, quer roubar a Pedra Filosofal para usar do elixir da vida e obter um corpo próprio, podendo assim cumprir seus objetivos: matar Harry e pessoas que vieram de famílias não mágicas. A pedra filosofal do livro se encontra escondida em Hogwarts, a escola de magia, sendo protegida por vários enigmas. Porém um servo Voldemort descobre como superar as barreiras. Harry desvenda os enigmas e rouba a pedra para assegurar que esse seguidor de Voldemort não a roube antes, eles lutam, Harry ganha e a pedra é destruída, assegurando que Voldemort não a use para voltar á vida.

POÇÕES: A QUÍMICA NO FANTÁSTICO MUNDO DE HARRY POTTER

No primeiro ano de Harry em Hogwarts, ele aprende sobre as poções. Em sua primeira aula, o professor de poções, Snape, fala sobre essa arte que tanto se assemelha á química. Apesar de parecerem desinteressantes e pouco relevantes, as poções, quando preparadas corretamente dão á quem as possui um grande poder, poder de, por exemplo, zumbificar.

“Não espero que vocês realmente entendam a beleza de um caldeirão cozinhando em fogo lento, com a fumaça a tremeluzir, o delicado poder dos líquidos que fluem pelas veias humanas e enfeitiçam a mente, confundem os sentidos… Posso ensinar-lhes a engarrafar fama, a cozinhar glórias, até a zumbificar se não forem o bando de cabeças-ocas que geralmente me mandam ensinar.”- Severo Snape

(ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal/ tradução de Lia Wyler. Editora Rocco. p.103).

São duas artes difíceis, química e poções, e se feitas sem cuidados podem ser desastrosas. Misturando substâncias erradas, na química, podem ocorrer explosões ou vazamento de substâncias tóxicas. Em poções, um erro pode explodir um caldeirão ou pode causar danos mais graves, dependendo das substâncias mágicas envolvidas. 

Nos laboratórios em Hogwarts, as poções são preparadas observando-se os mesmos cuidados que ocorrem nos laboratórios de química e as poções geralmente têm as mesmas funções dos medicamentos, que cada vez mais ajudam na medicina atual. Algumas delas como a porção do morto-vivo induzem o sono como o flunitrazepam presente em certos medicamentos. 

A química e o preparo de poções são artes que requerem muita atenção. E são muito importantes para o desenvolvimento de suas respectivas sociedades. Graças á química, grandes descobertas foram possíveis, como a criação de bombas atômicas e medicamentos. A química é uma ciência poderosa, mas delicada e tem um grande prestígio atualmente. Ela vem mostrando-se cada vez mais importante para os avanços de todos os setores produtivos das sociedades modernas, sobretudo no aperfeiçoamento de produtos tecnológicos.
________________
Referências

ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal.Tradução de Lia Wyler. Editora Rocco, 2000.
Poções (Harry Potter). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Po%C3%A7%C3%B5es_(Harry_Potter) 
Alquimia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Alquimia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!