sexta-feira, 2 de maio de 2014

Harry Potter

Grupo: Mariana Silveira, Guilherme Duarte, Lucas Santana, Virna Gabriela, Matheus Alcântara
Turma: 101
 

    A química está presente em mais coisas do que imaginamos, e sem ela nada seria como é hoje. Você provavelmente já viu um ou mais filmes da saga Harry Potter, e provavelmente nunca parou para pensar como surgiram todas aquelas teorias para se fazer a história e em que se baseou a autora ao escrever esta série de livros. Neste texto, iremos tratar justamente disto, destacando a química, e ressaltando como ela está presente no contexto, e no enredo da saga Harry Potter.
    Essencialmente, a história focaliza as desordens entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Simultaneamente, as obras empreendem temas como afeição, cobiça, escolha, preconceito, força, desenvolvimento, encargo moral e as complicações da vida e da morte, e ocorrem num lugar encantado com suas próprias histórias, povos, crendices e sociedades.

     Para compreendermos como a química está presente nos filmes e livros da saga, devemos estudar um pouco sobre a ciência primitiva da química, a chamada alquimia. A expressão alquimia vem do termo árabe al-khimia, que denota química. Ela nasceu na antiguidade e resguardava a crença de que existem quatro elementos primitivos (fogo, ar, terra e água) e três fundamentais (sal, enxofre e mercúrio). Os defensores desse fundamento eram conhecidos como alquimistas. Um dos ideais defendidos por eles era que todos os metais progridem até virarem ouro. Eles acreditavam também, que era possível apressar esse procedimento, como o aumento de temperatura, por exemplo, e assim transformar metais baratos em valiosos. A substância encantada que transmutaria metais era intitulada de “pedra filosofal”. Acreditava-se que ela, além de obter a transformação qualquer metal em ouro, também dava o Elixir da Vida, uma substância que era responsável pela imortalidade de que o consumisse.
    No primeiro livro da saga Harry Potter, a pedra filosofal era buscada pelo Lord Voldemort para que ele obtivesse a vida eterna. A imagem a seguir representa como os alquimistas acreditavam que ocorresse a transmutação dos metais:


Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/alquimia.jpg.
Data de acesso: 17 mar 2014
 
    Uma das matérias do garoto Harry na escola se assemelha bastante à química de laboratório presente nos dias atuais. Esta matéria, chamada poções, era ensinada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que focalizava a pesquisa dos fluidos mágicos gerados ao se combinar diversos elementos em um caldeirão. Assim, eram produzidos os antídotos, soros e poções, que são muito presentes nos filmes e livros da saga. Em quase todas as situações, a mistura deveria ser bebida para que fosse obtido o efeito desejado. Em alguns casos, o preparo de poções poderia ser muito complexo e demorado, assim como o trabalho de um químico de laboratório. Estas aulas aconteciam nas masmorras de Hogwarts.
    Assim como no trabalho dos químicos de laboratório, na saga, há uma grande preocupação e cuidado com as condições específicas para que as poções possam ser preparadas adequadamente. Observa-se a temperatura, o tempo de aquecimento, a quantidade e qualidade dos reagentes utilizados, e acima de tudo, o cuidado para que tudo ocorra com segurança. Assim como no filme existem ingredientes, possuímos reagentes químicos. E os antídotos e soros, representam os remédios, que são muito utilizados nos dias atuais, e são essenciais nos tempos contemporâneos.
     Podemos concluir que a série Harry Potter, não é apenas uma simples história de bruxaria, mas é uma maneira de se retratar acontecimentos cotidianos de forma diferenciada, e é também uma maneira de introduzir a química para que todos nós, mesmo que indiretamente, possamos aprender um pouco sobre a mesma.
_________________

Referências

Wikipédia, Harry Potter. Disponível em: <http://www.http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Potter> Acesso em: 17 de março de 2014.
 
Wikipédia, Poções (Harry Potter). Disponível em: <http://www.http://pt.wikipedia.org/wiki/Po%C3%A7%C3%B5es_(Harry_Potter)> Acesso em: 17 de março de 2014.

InfoEscola, Alquimia. Disponível em: <http://www.http://www.infoescola.com/quimica/alquimia/> Acesso em: 17 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!