domingo, 18 de maio de 2014

Medicamentos fitoterápicos

Grupo: Gabriela H., Gabriel P., Renato, Matheus, Gustavo. 
Turma: 106

São denominados fitoterápicos medicamentos obtidos através de plantas medicinais e derivados de algumas plantas denominadas ‘’drogas vegetais’’. Esses medicamentos constituem uma mistura complexa de substâncias, onde, na maioria das vezes, a substância que atua como princípio ativo é desconhecida. Esses medicamentos são comumente utilizados como extratos, óleos, ceras, tinturas, sucos, entre outros. ‘’O termo confunde-se com fitoterapia ou com planta medicinal, que realmente envolvem o vegetal como um todo no exercício curativo e/ou profilático’’.¹ 

De modo algum podemos chamar de medicamentos fitoterápicos, vegetais coletados, secos, triturados ou pulverizados, chás, medicamentos homeopáticos e partes de plantas medicinais. ‘’Os fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população.’’²

        Como é preparado um produto fitoterápico ?

Através das drogas vegetais, tais vegetais são triturados, pulverizados, formando assim extratos, óleos, gorduras, sucos, entre outros que após processamento adequado  são comercializados.

http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=55708

        Uso dos medicamentos fitoterápicos
          
         
Os medicamentos fitoterápicos são uma opção terapêutica aos consumidores. Seu uso traz benefícios à população, ajudando na cura e prevenção de certas doenças, mas claro, fazendo o uso de acordo com as recomendações da bula e de profissionais na área da saúde. Sobre o uso desses medicamentos, existe um grande perigo: o consumidor deve procurar se informar se tal medicamento possui registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e comprar somente em lugares confiáveis, como farmácias e drogarias. O uso de medicamentos que não possuem registro pode trazer prejuízo à saúde de quem o consome. Outro fator que também causa prejuízos à saúde é a utilização inadequada dos medicamentos, como a automedicação ou o uso de quantidades incorretas. Uma das consequências da automedicação pode ser reação alérgica que pode até levar à morte. 

Mesmo hoje em dia, em um mundo no qual a tecnologia está evoluindo em diversos campos, existem muitas plantas cujos efeitos não são muito bem conhecidos e seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde. Por outro lado, vários estudos comprovam que a fitoterapia pode oferecer soluções eficazes e mais baratas para diversas doenças.


Cuidados com o uso de medicamentos fitoterápicos


______________
Referências

¹Disponível em http://www.bunker.com.br/fitoterapicos  Acesso em 27 de mar 2014. 
²Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/terapia-alternativa-uso-de-fitoterapicos-em-mulheres-no-climaterio/11046/ Acesso em 27 de mar 2014.
Agência Nacional de Saúde e Vigilância Sanitária. Disponível em portal.anvisa.gov.br. Acesso em 27 de mar 2014.
Ministério da Justiça. Disponível em portal.mj.gov.br Acesso em 27 de mar 2014.
Vegefarma. Disponível em vegepharma.com.br Acesso em 27 de mar 2014.
Olhar Virtual. Disponível em olharvital.ufrj.br Acesso em 27 de mar 2014.
Folha de São Paulo. Disponível em folha.uol.com.br Acesso em 27 de mar 2014.
Unifal. Disponível em unifal-mg.edu.br Acesso em 27 de mar 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!