domingo, 18 de maio de 2014

A nanotecnologia e os cosméticos

Grupo: Matheus, Alexandro, Barbara C., Olga, Douglas, Marcos
Turma: 104 

"Partículas invisíveis aos nossos olhos estão presentes em 
uma diversidade de produtos que você consome todos os dias." 

A Nanotecnologia, que de início era vista como ficção científica, é o estudo de um conjunto de práticas e técnicas que exploram as novas propriedades e capacidades dos materiais, se operados em escalas atômicas. Esta ciência é uma das grandes apostas atuais, à qual são dedicadas muitas pesquisas e grandes investimentos. O físico Richard Feynman é considerado o pai da nanotecnologia, devido a uma apresentação em uma conferência nos Estados Unidos, em 1959, na qual expôs a ideia de se manipular partículas atômicas. 

A nanotecnologia manipula materiais na ordem de nanômetros. A escala nanométrica é medida em nanômetros, que são equivalentes a um bilionésimo de metro – menores que as nossas fitas de DNA.


A Nanotecnologia é um assunto polêmico, ainda mais quando utilizada em cosméticos e outros tipos de produtos que entram em nosso organismo, já que as nanopartículas são estranhas aos nossos corpos. 

 Alguns argumentos sobre a nanotecnologia: 

A favor 
Contra 
É inovador – só foi imaginado em 1959 
Estamos sujeitos a riscos completamente imprevisíveis 
Será um novo setor industrial 
Precisaremos de uma legislação completamente nova 
Há esperanças sobre a criação de nanorobôs autoreplicantes 
A nanotecnologia ameaça o caráter de código da vida relacionado ao DNA 
Algum dia, os nanorobôs poderão penetrar nas células e curar o câncer 


As nanopartículas estão presentes em mais de 800 objetos e produtos que fazem parte do nosso dia-a-dia: curativos, bolas de tênis, pintura de carros, preservativos, para-choques de carros, secadores de cabelo, processadores de computador, cosméticos, etc.  
 Na linha de cosméticos podemos falar em uma verdadeira revolução. Xampus, sombras, cremes anti-idade, protetor solar, creme dental, entre outros produtos, já estão na lista dos cosméticos nanotecnólogicos. A primeira utilização desta ciência em cosméticos foi feita em meados de 60, em cremes esfoliantes que combatiam rugas. Década a década, as partículas se tornaram cada vez mais capazes de adentrar nosso organismo, trazendo uma evolução para o ramo. Confira: 

 No caso de cremes anti-rugas e sombras, as nanopartículas são apontadas como vantajosas porque penetram na pele profundamente, alcançando mais rápido e mais efetivamente os efeitos esperados e prometidos nas embalagens. No caso dos esmaltes, as nanopartículas serviriam para fortalecer e proteger as unhas.  


 Um dos cosméticos que conta com a nanotecnologia há mais tempo, e pode ser indicado como um dos produtos mais importantes para a proteção do corpo, e não por estética, é o protetor solar. Partículas nanométricas de óxido de alumínio são acrescentadas ao creme protetor, para aumentar a proteção contra os raios ultravioleta. Este produto também conta com uma nanoemulsão, que aumenta a durabilidade de seus efeitos. 


 Outro produto importantíssimo no dia-a-dia é o creme dental. A maioria destes possui um nanocomposto de hidroxiapatita na fórmula que forma uma camada de fosfato de cálcio cristalino e invisível aos nossos olhos que preenche as cavidades dos dentes, os tornando mais fortes e duradouros.  



A nanotecnologia não é totalmente benéfica, entretanto. Para a produção de muitas nanopartículas são usados produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e tóxicos ao organismo. Para o uso em cosméticos, estão sendo desenvolvidas nanopartículas de produtos que não são agressivos ao corpo, como a canela e algumas sementes. Os pesquisadores desta alternativa chamam estes estudos de “nanotecnologia verde”.
 _______________
 Referências

BIGHETTI, Erica. Biotecnologia e Nanotecnologia cosmética Disponível em: http://www.negocioestetica.com.br/biotecnologia-e-nanotecnologia-cosmetica/. Data de acesso: 26/03/14
PYRRHO, Monique; SCHRAMM, Fermin Roland. A Moralidade da Nanotecnologia. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012001100002. Data de acesso: 26/03/14

REDAÇÃO GALILEU. Cientistas usam canela para criar nanopartículas saudáveis: Pesquisadores usam a especiaria para substituir compostos mais agressivos na produção de nanopartículas de ouro
Disponível em:

GALEMBECK, Fernando. Nanotecnologia e Indústria Química. Disponível em: http://www.abeq.org.br/palestras/tema1/galembeck.pdf. Data de acesso: 26/03/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!