sábado, 17 de maio de 2014

Química nas investigações criminais

Grupo: Ernani, Isabella R., Gabriel R., Carolina, Eveton
Turma: 104    
  Para os apaixonados pelas séries policiais na TV, a química nas investigações criminais talvez não seja uma surpresa, mas nesse texto falaremos mais sobre isto. A cada dia que passa, está mais difícil para um criminoso esconder vestígios da polícia. Um dos responsáveis por esse avanço é o Luminol, um produto químico que torna visíveis vestígios de sangue, até então invisíveis a olho nu, por meio do fenômeno da quimiluminescência. Esse composto se torna um grande aliado dos peritos para revelar indícios ocultos de um crime. Luminol é uma substância química utilizada associada ao peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e outras substâncias. Essa associação gera uma reação química lenta que é acelerada em presença de ferro. Dessa forma, o ferro presente no sangue, ao entrar em contato com o luminol associado ao peróxido de hidrogênio catalisa a reação, tornando-a mais rápida. Essa reação tem como característica especial a liberação de luz, melhor percebida quando se expõe o sistema a uma fonte de luz ultra-violeta.
    O público do seriado C.S.I está cada vez mais extenso, por isso o que chamamos de ciência forense nunca foi um tema tão popular. Mas, nem tudo que vemos em seriados policiais ou investigativos é realidade, ou seja, CSI não retrata o cotidiano real de uma investigação criminal. Em cada episódio, um grupo da polícia forense analisa de forma fria e calculista cada detalhe do crime, na tentativa de obter uma solução. A Polícia Científica tem a seu lado a ciência e a experiência para decifrar crimes, que pareciam ser impossíveis de se resolver, daí que vem os questionamentos sobre o seriado. Já que podem criar expectativas irreais ao seu público, já que todos os episódios têm finais felizes, com a equipe de investigadores aplicando a ciência repleta de recursos ao seu dispor.

    Existem muitas diferenças entre a realidade e a ficção. Um aspecto muito divergente entre a série e a realidade é o tempo de resolução dos casos. Na série, tudo é muito prático. Ocorre o crime, uma equipe de investigadores recolhem vestígios que imediatamente vão para os laboratórios onde, em um instante, são encontrados dados de suspeitos. Todo o processo ocorrido em poucas horas na série na realidade é muito longo e complexo.
Fonte: http://logonoid.com/csi-logo/

___________________

Referências

Química para todos .Disponível em: <http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2012/02/pode-quimica-ajudar-resolver-crimes-e.html> Acesso dia 28 de março de 2014.

DQI .Disponível em:< http://www.dqi.uem.br/pet/luminol_.htm >Acesso dia 28 de março de 2014.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!