domingo, 18 de maio de 2014

Nanotecnologia

Grupo: Gabriel A., Alba, Matheus Almeida, Matheus Cascalho, Wadson
Turma: 101

A nanotecnologia foi idealizada pela primeira vez no ano de 1959, quando o professor Richard Feynman apresentou durante uma palestra na Reunião Anual da Sociedade Americana de Física  princípios sobre miniaturização e precisão ao nível atômico. Sua ideia era manipular as coisas numa escala extremamente pequena através da construção e modelagem dos materiais, átomo a átomo. Somente no ano de 1974, porém, o professor da Universidade de Científica de Tōkyō Norio Taniguchi utilizou o conceito de nanotecnologia.
A nanotecnologia trabalha com dimensões em nanômetro, que nada mais é do que uma unidade de medida. O que dificulta os estudos nessa ciência é que o nanômetro equivale a 1 bilionésimo de metro, ou seja, a mesma proporção aproximada de um grão de areia de 1 mm numa praia de 1000 km. É possível, portanto, imaginar a complexidade em trabalhar com medidas tão ínfimas ao ser humano.

          Poucos conhecem ou entendem sobre a nova ciência, mas ela já está presente em vários ramos do mercado. Na informática observa-se o uso de minúsculas partículas em microprocessadores, o que permite computadores de alta velocidade e videogames compactos. Na medicina, podemos citar o uso de aparelhos para diagnosticar doenças, além do trabalho de componentes químicos em remédios. E ainda há diversas outras funções, desde alimentos até refinarias. O mundo nano vem cada vez mais revolucionando a Ciência, e hoje diversas pesquisas em áreas como Física, Química e Medicina vêm sendo feitas para aperfeiçoar a nova tecnologia.

Os cosméticos que têm a nanotecnologia aplicada, por exemplo, têm vantagem de serem mais eficientes e rápidos que os cosméticos comuns. A ideia é aplicar os materiais utilizados nos cosméticos (para hidratar, limpar, fortalecer, entre outros objetivos) em partículas bem pequenas para que eles possam penetrar mais profundamente, trazendo maior eficácia, mais resultados e mais segurança.
Mesmo que se trate de coisas ainda não alcançadas devido à dificuldade e à complexidade de domínio, os avanços indicam que a nanotecnologia se trata de algo bastante útil e importante aos humanos num futuro não muito distante. É algo que deve ser divulgado e apresentado ao mundo, para que suas promessas despertem investimentos capazes de facilitar o desenvolvimento da própria tecnologia e o acesso direto a ela. A nanotecnologia é a “ciência do futuro”, pois ainda está em sua fase inicial e vai progredir muito nos próximos anos, alavancando a economia dos países que mais investirem no setor.
Fundamentais no processo de evolução dessa tecnologia, os químicos trabalham junto com os físicos e engenheiros na tentativa de manipular os átomos e moldá-los de acordo com o objetivo de sua implicação. A Química estuda materiais, e a nanotecnologia tem ligação direta com a confecção de novos materiais a partir da distribuição de átomos. O químico é essencial para melhorar as ferramentas humanas já existentes e até criar outras desconhecidas.
 _______________
Referências

Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/amd/2539-o-que-e-nanotecnologia-.htm#ixzz2w2gUerH4>. Acesso em: 17/03/2014
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia#Abordagens>. Acesso em: 17/03/2014
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Norio_Taniguchi>. Acesso em: 17/03/2014
Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/03/saiba-o-que-e-nanotecnologia-e-como-ela-pode-mudar-o-futuro.html>. Acesso em: 19/03/2014
Imagem de título: Disponível em: <http://www.portalciencia.net/nanotecno/nano1.jpg>. Acesso em: 19/03/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!