sábado, 17 de maio de 2014

Química e Saúde- Química dos Anabolizantes

Grupo: Vanessa, Lívia, Júlio, Rodrigo e Gabriel Santos
Turma: 104
Os anabolizantes ou esteróides são drogas usadas para substituírem o hormônio masculino testosterona produzido pelos testículos  para tratamento de algumas alterações hormonais ou desgaste muscular, levam ao crescimento da musculatura, aumento da força física e da resistência. São produzidos a partir do hormônio testosterona, mas com uma alteração química na composição para intensificar os efeitos do hormônio masculino. O primeiro uso dos anabolizantes foi feito por soldados alemães na II Guerra Mundial, com a finalidade de aumentar a agressividade. Em 1950 se iniciou o uso constante entre atletas, em competições esportivas, se o atleta que estiver competindo for pego usando esse tipo de substância, será automaticamente desclassificado e punido. Em 1975 os anabolizantes foram inclusos na lista de drogas consideradas "doping" pelo Comitê Olímpico Internacional. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.
O uso de anabolizantes é um tema que deve ser bastante discutido para que as pessoas conheçam o que realmente essa droga provoca no corpo. Além dos efeitos físicos, que é o que as pessoas procuram ao utilizá-lo, existem graves efeitos colaterais que podem colocar a vida de muita gente em risco. Alguns dos efeitos colaterais provocados pelo uso sem acompanhamento médico são:

Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência sexual, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento de  mamas.
Mulheres e adolescentes: engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais, interrupção das menstruações e aumento do apetite.
Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce.
Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da  coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

Entretanto, os anabolizantes também tem ação terapêutica quando utilizados sob prescrição médica para tratamentos das deficiências androgênicas como: hipogonadismo e eugonadais, puberdade e crescimento retardados e na contracepção hormonal masculina.


O acesso à informação é imprescindível para que o público interessado pelo uso de anabolizantes para fins não médicos, possa saber o quão prejudicial isso pode ser. Porém, mesmo com o acesso a informação muitos indivíduos insistem em continuar aplicando tais substâncias, com a intenção de seguir padrões de beleza impostos pela sociedade e pela mídia. Pessoas  que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas,  para se sentirem mais aceitas e inclusas nesses padrões acabam fazendo uso de anabolizantes.
 _______________
Referências

ALETHÉIA ESKEL AURIEMA. O uso terapêutico de esteroides anabolizantes associado à fisioterapia cardiorrespiratória: Artigo de revisão. Disponível em: <http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/respiratoria/anabolizantes_aletheia.htm> Acesso em: 16 de mar. 2014

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA. Cuidados com a saúde: 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes. Disponível em: <http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-uso-de-anabolizantes/> Acesso em 16 de mar. 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!