segunda-feira, 12 de maio de 2014

O celular

Grupo: Taís, Henrique, Hélida, Isabela L. Bárbara F., Luísa
Turma: 104
A partir do século XXI, as pessoas em geral, têm utilizado mais o aparelho celular que é, assim, atualizado frequentemente. Nos últimos 14 anos, houve uma grande mudança, na aparência e funções dos aparelhos. Esta nova tecnologia trouxe, além de vantagens para facilitar nossa vida, uma nova forma de utilização dos aparelhos, que antigamente eram usados principalmente para ligações e enviar mensagens de texto. Hoje, estão disponíveis inúmeros aplicativos com funções diversas.
Atualmente, as pessoas, independente de suas idades, estão se atualizando buscando as novas vantagens que os aparelhos oferecem. Entretanto, a compra desses aparelhos vai além de apenas se ter “o modelo mais novo”. A sociedade atual, de certa forma, exige a atualização frequente do celular para que se mantenham as relações de trabalho e pessoais. Um exemplo atual de um tipo de aparelho que vem sendo amplamente utilizado é o smartphone.  
Como consequência da grande facilitação que o celular nos proporciona, está cada vez mais difícil desapegar-se do aparelho celular, porém, grande parte da população não tem ciência dos males que o mesmo pode acarretar. O mau uso e principalmente o uso excessivo desse eletro eletrônico vem sendo alvo de diferentes pesquisas, buscando saber se diversos problemas de saúde podem estar ligados à utilização desses aparelhos.
 O Ministério da Saúde alerta que os aparelhos móveis emitem radiações conhecidas como ondas de rádio ou ondas eletromagnéticas. Essas ondas invisíveis penetram em nosso corpo, podendo causar mudanças sutis no funcionamento das células, deixando assim nossas células mais vulneráveis às patologias diversas. Dentre os males que a radiação pode causar estão os problemas neurológicos, câncer, surdez, esterilidade masculina, dentre outros. De acordo com um estudo feito pela Academia Americana da Medicina do Sono, em Westchester (EUA), foi constatado que, em todo o mundo, jovens que usam o celular excessivamente têm mais dificuldades para dormir, sofrem de estresse ou fadiga. Dentre outras considerações, averiguou-se que além desses jovens apresentarem um estilo de vida descuidado de modo geral, eles também tem um maior consumo de bebidas estimulantes.
Outro estudo, porém agora do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos, nos afirma que a esterilidade masculina estaria ligada a radiação liberada pelo aparelho. Em hipótese, isso ocorreria porque a maiorias dos homens guarda o aparelho no bolso da calça, próximo aos testículos. Nos teste feito com homens que usavam o celular mais de quatro horas por dia tinham sua produção de espermatozoides reduzida em até 50%. E os problemas não se restringem a esses. A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou resultados de uma pesquisa que revela que a maioria (80%) das pessoas que morrem de câncer ligado à radiação eletromagnética na capital mineira, morava a até 500 metros de antenas de transmissão de sinal telefônico.
Contudo, não é só com essas ondas que devemos nos preocupar. O biomédico Roberto Figueiredo constatou em pesquisas que, nos telefones celulares, acumulam-se muitas impurezas e isso é algo que preocupa. Para se ter ideia da proporção do problema, apurou-se que existem mais bactérias nas teclas e tela do celular do que na sola do seu próprio sapato.
E além dos males que o celular pode causar à nossa saúde, a grande procura por novos aparelhos gera um grande aumento no número de celulares descartados, chegando a 20 milhões por ano no Brasil, que na maioria das vezes quase nunca se tem a destinação correta. Esses resíduos, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo, com metais pesados, como por exemplo, o chumbo, alumínio, ferro, titânio, prata, mercúrio, mas apresentando também plástico, cádmio, sílica, arsênio, níquel entre outros materiais presentes na composição do celular. Essa contaminação pode também afetar os cursos d’água. É importante lembrar, que se você quiser descartar o aparelho, ele tem que ser devolvido para o fabricante, ou outra empresa, para que possam reciclá-lo da forma correta.
Mesmo sabendo dos males causados pelo uso em excesso desses aparelhos é difícil abdicarmos de sua posse, tanto pela praticidade de suas operações como pelo contato com as outras pessoas que o mesmo pode nos proporcionar. A dica para que mantenhamos o uso de forma segura é não utilizarmos esses aparelhos de forma demasiada e fazermos a nossa parte para contribuir com a preservação da natureza e da nossa saúde.

____________________________
Referências

Disponível em:  www.infoescola.com Acesso em: 30 mar 2014.
Disponível em:  www.globo.com.br/celulares Acesso em: 30 mar 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!