sábado, 17 de maio de 2014

Anabolizantes

Grupo: Amanda, Yuri, Luccas, Matheus, Nikolas e Gabriela
Turma: 101


O assunto do qual nos tratamos neste texto e sobre os esteróides anabolizantes, mais conhecidos como anabolizantes. Os esteróides anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa, etc (efeito androgênico).
A utilização e o consumo dos anabolizantes, em grande parte, obtiveram proeminência no início da década de 1950 com finalidades médicas, e o seu desenvolvimento sintético permitiu a alteração da composição química natural desses hormônios para reduzir as propriedades androgênicas e aumentar seus efeitos anabólicos na musculatura.

Para traçar a história dos esteróides como os conhecemos hoje, precisamos voltar a 1931 e falarmos do químico alemão Adolf Butenandt. Até então havia sido entendido, em grande parte graças as experiência anteriores de Berthold (outro químico que estudava os anabolizantes), a importância e os efeitos dos hormônios masculinos, mas foi Butenandt quem primeiro descobriu uma maneira de fixar o ponto e purificar o "androstenone" hormonal, e ele o fez através da extração do hormônio a partir de poucos litros de urina. Esta foi uma conquista inovadora e apenas o começo do avanço, como se viu nos anos seguintes: o esteróide anabolizante realmente nascer e evoluir. A pesquisa continuou, e no fim dos anos 1930 o primeiro lote de injeções de Propinato de Testosterona foi administrado em seres humanos. Na União Soviética o uso de esteróides anabolizantes estava se tornando comum na década de 1940.
Os anabolizantes são utilizados na Medicina há mais de cinco décadas, e sua indicação terapêutica está associada a deficiências androgênicas, andropausa, osteoporose pós-menopausa, anemia, uso no catabolismo, rendimento energético, insuficiência renal aguda, em casos de sarcopenia (relacionada ao HIV), Síndrome de Turner e Distrofia muscular de Duchenne. Além disso, são amplamente consumidos no meio desportivo com o objetivo de melhorar o desempenho atlético. Vale dizer que todos os esteróides anabolizantes sintéticos e semissintéticos comercializados são derivados da testosterona.
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres. Porém, não podemos só enxergar esse lado pois os anabolizantes são verdadeiras drogas à saúde que proporcionam diversos efeitos e malefícios aos sistemas corporais, levando o indivíduo até a dependência química. Por isso, pode-se afirmar que anabolizante é uma droga e que, se consumido regularmente por longo período, torna-se fatal à saúde.
Os anabolizantes são utilizados frequentemente por via oral ou parenteral; no entanto, são descritas diversas tentativas de uso clínico e de abuso com as mais variadas formas de administração destas drogas por via retal, nasal e transdérmica ou implante de cápsulas para suplantar o metabolismo de primeira passagem do fígado.    
Segundo Evans, cerca de dois terços dos usuários de anabolizantes são praticantes recreativos de musculação, dados estes preocupantes entre os indivíduos que frequentam academias, pelo fato de tais pessoas esquecerem o fator primordial que é a saúde e não levarem em consideração os riscos e os efeitos deletérios em que essas substâncias irão ocasionar no organismo.
Os números de efeitos são imensos. Os principais são: aumento do colesterol total, hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, Tumor de Wilms (nos rins), acne, diminuição do crescimento corporal (em idade de crescimento), infertilidade, menor produção de esperma e de testosterona no homem, irregularidades menstruais na mulher, além dos inúmeros efeitos psicológicos (comportamento agressivo, dependência, euforia, ansiedade, etc.). E se essas informações fossem passadas, diminuiria o número de usuários dessa droga e fariam com que as pessoas começassem a refletir sobre os anabolizantes. Assim, as pessoas iriam procurar um profissional que lida com o assunto. 
Pode-se concluir então que os anabolizantes consumidos sem necessidade e sem acompanhamento de um profissional adequado só tem a trazer efeitos colaterais e alterações fisiológicas irreversíveis no organismo, provocando efeitos deletérios, inclusive com risco de morte.

A importância desse conhecimento é enorme pois com esse conhecimento, podemos evitar que o pior aconteça com qualquer jovem que faça o uso proibido e sem a consulta ao médico. As atitudes mudam a partir do momento em que temos contato de perto com experiências de pessoas que são usuários da tal droga para o corpo.
 ___________________
Referências

LIMA, Alisson Padilha de; CARDOSO, B. Fabrício. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 9, nº 29, jul/set 2011
LIMA, Isabel. Esteróides anabolizantes. Disponível em: http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0607/esteroides/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propague seu conhecimento aqui!